Artigo: Internet: amiga ou inimiga?

Internet: amiga ou inimiga?

Por Joel Carvalho

Internet: amiga ou inimiga?

Vivemos a era da informação. Com certeza a internet é o meio de comunicação que mais  cresceu desde a  última década. Cada vez mais as informações nos chegam de forma tão rápida. A grande preocupação tema de debates entre especialistas e educadores do mundo todo e, da sociedade em geral, é saber o conteúdo dessas informações e vê realmente se as educativas estão sendo aproveitadas ou passam despercebidas por a maioria dos usuários interessados apenas em sites de relacionamentos e de jogos online.

 

Será que o mouse irá mesmo substituir a caneta? Muitos jovens estão deixando de lado os velhos companheiros, que são os livros, para ficarem horas em frente ao computador conectado ao mundo virtual. E isso não é legal! Segundo o professor americano Mark Bauerlein, “os livros, as revistas e os jornais são ainda, os principais e os mais importantes meios, de acesso ao conhecimento”. Por outro lado, a Web pode ser útil sim para o conhecimento, "mas os garotos não se importam com essas coisas”, adianta preocupado, Bauerlein. Ele defende esta tese com o seguinte argumento: "Eles não visitam um site de um grande museu para ver as pinturas. Preferem visitar seu perfil pessoal na internet (Orkut ou Facebook) ou fazer upload das fotos da última festa, ou escreverem em seu blog como odeiam a escola”.

 

A internet está mudando a sociedade, os jovens, principais usuários, estão mostrando cada vez mais comportamentos diferentes. Há pouco tempo, a interação entre as pessoas acontecia apenas no ambiente de trabalho e na escola, mais isso vem mudando constantemente. O uso abusivo dessas tecnologias da informação está proporcionando isso. A comunicabilidade entre os adolescentes tem chegado ao nível do exagero. Milhões de mensagens de textos, e-mails e scraps são trocados a cada segundo, a maioria deles sem nada de proveito intelectual ou mesmo cultural.  Este chamado “universo virtual”, bem diferente do real, tem feito com que os problemas sociais sejam colocados de lado e valores antes tão difundidos, como a amizade verdadeira e o respeito ao próximo, questionados.

 

Não quero aqui dizer que tudo está perdido, dos argumentos apresentados, vale ressaltar que o controle sobre o uso da internet, em especial dos jovens, é de responsabilidade dos pais. Proibir o uso jamais. A tecnologia não é o problema, esta sempre deve ser considerada como uma maravilhosa ferramenta, principalmente, de enriquecimento de nossos conhecimentos e até mesmo como contatos e relações sadias com amigos e familiares. É necessário apenas estabelecer como critério, um momento em que eles, os jovens, deixem de lado o computador, desligue o celular para ler um jornal, uma revista cientifica ou até mesmo uma obra literária. Fazendo com despertem também um maior interesse para a leitura. Fazendo assim, quem sabe se a barreira dos universos virtual com a realidade não nos fará apenas o bem!


Joel Carvalho, sãojuliãoense de 19 anos, é técnico em Administração pelo IFPI e atualmente está cursando Geografia na Universidade Estadual do Piauí. Mais informações, acesse o blog do Joel:  http://blogdojoelatualidades.blogspot.com/


Edição: Jeremias Carvalho



  • Anônimo Anônimo diz:
    texto maravilhoso,
  • Maria Sousa - Paulínia - SP Maria Sousa - Paulínia - SP diz:
    Um texto muito bem escrito sobre um dos temas que cada vez mais interessam aos pais. como é bom sabee q tem jovens ainda em são juliao como essa rapazinho. parabens pelo texto e ao site por divulgar.
  • Hanielly Hanielly diz:
    Joel , ta perfeito esse texto, e tambem sou tipo esse povo que fica horas em frente um computador, mas tambem estudo nas horas vagas. Mas tambem né , quem não gosta de um orkut, msn..
  • Renato Zogob MP3 Renato Zogob MP3 diz:
    UP! pra quem ainda tem duvidas..hj com internet vc so n se forma mais o resto....
  • Orlando Berti Orlando Berti diz:
    Grande Joel!
    Parabéns pela temática!
    Bem pertinente!
    Abraços e continue escrevendo!
  • Anônimo Anônimo diz:
    legaal '.
  • Francisco de Assis Sousa Francisco de Assis Sousa diz:
    Olá Joel!
    Fiquei feliz ao ler o seu texto. Não só pela temática, mas, principalemte, por a iniciativa, pela atitude. Os jovens, tantas vezes já questionadas por mim em artigos e crônicas, necessitam se dar conta dos problemas acontecem a sua volta e, de forma crítica e fundamentada, se posicionar diante daquilo que a asociedade nos apresenta fazendo com que seja aproveitado da melhor maneira possível para o aprimoramento de nossa comvivência em sociedade.
    Parabéns, é bom saber que os nossos esforços no Aprígio Pereira, apesar de tudo, quem é de São Julião sabe do que estou falando, não é de tudo em vão.
    Um abraço e continue a escrever.
  • Vitalino Beserra Vitalino Beserra diz:
    Parabéns garoto, pelo o texto. A internet, usada com sabedoria como você usa, é um vasto caminho para o desenvolvimento intelectual de quem quer progredir. O risco para o futuro, em razão do isolamento, é não conseguirmos interpretarmos o que lemos e escrevemos através da voz.

    E felicitamos o Jeremias, palas bom edições.

    Beserra
  • Joel Carvalho Joel Carvalho diz:
    Agradeço a todos que leram o texto e em especial aqueles que deixaram seu comentário. Créditos tambem ao Jeremias Carvalho pelo belissimo trabalho que tem feito diante do portal de São Julião.


54.211.235.255

Fotos do encerramento da 1ª Semana do Bebê de São Julião – PI

» Fotos do encerramento da 1ª Semana do Bebê de São Julião – PI

Fotos da 1ª Semana do Bebê de São Julião; enviadas através do WhatsApp

» Fotos da 1ª Semana do Bebê de São Julião; enviadas através do WhatsApp

Teve inicio o Campeonato Municipal de Futebol Amador de São Julião; veja tabela!

» Teve inicio o Campeonato Municipal de Futebol Amador de São Julião; veja tabela!

Alusivo à 1º Semana do Bebê, Social de São Julião entrega enxoval para mães gestantes

» Alusivo à 1º Semana do Bebê, Social de São Julião entrega enxoval para mães gestantes

São Julião e mais 38 municípios do Vale do Guaribas receberão minibibliotecas

» São Julião e mais 38 municípios do Vale do Guaribas receberão minibibliotecas

São Julião realiza abertura da 1ª Semana do Bebê no município; veja as imagens!

» São Julião realiza abertura da 1ª Semana do Bebê no município; veja as imagens!

Ponto de Cultura de São Julião realizou II Teia Cultural – Mandacaru Arte. Veja as imagens!

» Ponto de Cultura de São Julião realizou II Teia Cultural – Mandacaru Arte. Veja as imagens!

1ª Semana do Bebê será realizada entre os dais 06 a 12 de outubro em São Julião

» 1ª Semana do Bebê será realizada de 06 a 11 de outubro em São Juliãio

Confira a programação dos Festejos a São Francisco de Assis do povoado Mandacaru

» Confira a programação dos Festejos a São Francisco de Assis do povoado Mandacaru

Prefeito José Neci entrega 36 casas populares em São Julião; veja as imagens!

» Prefeito José Neci entrega 36 casas populares em São Julião; veja as imagens!

Você está Ouvindo a Programação Ao Vivo da RadCom Vila Nova FM - Vila Nova do Piauí-PI - Clique aqui e Visite-nos no Portal Vila Nova Notícias