deve

Barragem deve beneficiar mais de 70 mil pessoas do semi-árido piauiense e cearense

O açude de Piaus, projeto que está localizado na divisa dos municípios de São Julião e Pio IX, está em fase de conclusão. A obra deve prover abastecimento humano às cidades de Pio IX, Fronteiras, São Julião, Vila Nova, Campo Grande, Alagoinha no Piauí, e Campos Sales, no Ceará.

Barragem deve beneficiar mais de 70 mil pessoas do semi-árido piauiense e cearense
    O açude de Piaus, projeto que está localizado na divisa dos municípios de São Julião e Pio IX, está em fase de conclusão. A obra deve prover abastecimento humano às cidades de Pio IX, Fronteiras, São Julião, Vila Nova, Campo Grande, Alagoinha no Piauí, e Campos Sales, no Ceará.
 
   A barragem está projetada para acumular cerca de 62 milhões de metros cúbicos de água e destina-se principalmente ao abastecimento humano das cidades circunvizinhas, além dos povoados de Mercador, Passagem da Onça, Mamão, Sanharó, Cacimba de Cima, Mandacaru, Caiçarinha, Piranhas e Queimada. Também, secundariamente, servirá para perenização do rio, irrigação do vale, piscicultura e lazer.
 
   A construção da barragem foi iniciada em 2004, quando haviam sido liberados dois milhões de reais que foram utilizados na construção da estrada de acesso, acampamento e limpeza do canteiro de obras, segundo a construtora responsável pela execução da obra.
 
  A barragem tem como dados gerais: área da Bacia Hidrográfica -1.572,30 km², capacidade de acumulação de 62.050.000,00 m³, altura máxima da parede 45m e extensão pelo coroamento de 332,00m. Informações do laudo técnico da empresa de consultoria da obra.
 
   O sistema adutor deverá constar das seguintes partes constitutivas: Captação tipo flutuante na barragem dos Piaus; Adução da água bruta com extensão aproximada de 20 km até a cidade de São Julião; Estação de Tratamento de Água localizada na cidade de São Julião, com capacidade para atender 100% da população futura de todas as cidades e povoados beneficiados até o ano de 2033 (fim de plano); Sistema de elevatórias a ser definido; Reservatórios de distribuição; Implantação/ampliação das redes de distribuição das cidades de Vila Nova e Campo Grande; Adução de água tratada nos trechos São Julião/Vila Nova; Vila Nova/Campo Grande; entroncamento da estrada estadual que liga São Julião à BR-230/Fronteiras; Fronteiras/Pio IX.
 
   A produção do site de São Julião esteve no canteiro de obras da mesma e conversou com o Sr. Paulo Fernandes, engenheiro do projeto que garantiu que a obra deverá está pronta em julho.
 
  “A obra era pra ser entregue ainda no mês de abril, mas devido o período invernoso e alguns problemas burocráticos, somente em julho deveremos concretizar a barragem”, afirmou o engenheiro Paulo.
 
   O prefeito Municipal de São Julião José Neci, espera receber o presidente Lula na barragem de piaus, quando esta for inaugurada.
 
 
 
 
 
 

Fonte: www.saojuliaopi.com.br
 
 
 




54.161.236.229

Agricultores de São Julião – PI são cadastrados no Garantia Safra

» Agricultores de São Julião – PI são cadastrados no Garantia Safra

José Neci implanta piso salarial para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias

» José Neci implanta piso salarial para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias

Novo Matadouro Público é inaugurado em São Julião

» Novo Matadouro Público é inaugurado em São Julião

São Julião comemora aumento significativo na nota do IDEB

» São Julião comemora aumento significativo na nota do IDEB

Escola da Vila São Jorge realiza culminância de projeto sobre o folclore

» Escola da Vila São Jorge realiza culminância de projeto sobre o folclore

Prefeitura de São Julião implanta sistema de monitoramento de câmeras na cidade

» Prefeitura de São Julião implanta sistema de monitoramento de câmeras na cidade

Vagas abertas para o PRONATEC em São Julião; veja os cursos oferecidos e o prazo para inscrições!

» Vagas abertas para o PRONATEC em São Julião; veja os cursos oferecidos e o prazo para inscrições!

Escola Antonio Rodrigues do povoado Mandacaru realiza culminância de projeto sobre o Folclore

» Escola Antonio Rodrigues do povoado Mandacaru realiza culminância de projeto sobre o Folclore

Escola Vitalino Sabino, do povoado Fujona realiza evento em homenagem ao Dia do Folclore

» Escola Vitalino Sabino, do povoado Fujona realiza evento em homenagem ao Dia do Folclore

Pronatec qualifica cerca de oitenta pessoas em São Julião

» Pronatec qualifica cerca de oitenta pessoas em São Julião

Você está Ouvindo a Programação Ao Vivo da RadCom Vila Nova FM - Vila Nova do Piauí-PI - Clique aqui e Visite-nos no Portal Vila Nova Notícias